quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O universo: quasares e pulsares

Olá e sejam bem vindos a Dr. Doc to the Carina!
Antes de começar meu post sobre quasares e pulsares, vou explicar o título do blog.

Para os que não entenderam, Doctor Emmet Brown (Dr. Doc ou simplesmente Doc) é o cientista que criou a máquina do tempo em "De volta para o futuro" e Carina é a nebulosa Eta Carinae (localizada na Via Láctea), que aparece no fundo da montagem do blog.
Quem se interessar pelo assunto aqui descrito, visite o site da nasa! O link está na lateral direita do blog em Links. É só procurar!


No universo, existem dois fenômenos que se destacam dos demais devido à sua natureza incomum: os pulsares e os quasares.


Os pulsares são estrelas de n\~eutrons (partícula neutra que contém massa, uma das partículas constituintes do átomo) que emitem uma grande quantidade de luz e, consequentemente, energia. Essa "anomalia" é formada durante a morte de uma estrela maciça, onde esta é comprimida, formando uma supernova, que é o espalhamento de matéria estelar oriundo da explosão. É aí que a estrela de nêutrons é formada (esquema de um pulsar ao lado; a linha verde é o eixo de rotação, as linhas circulares são relacionadas com o campo magnético e o eixo resultante do campo está relacionado com o feixe de luz azul).

Os pulsares são classificados como tal devido a rápida rotação dos nêutrons, o que forma um eixo de rotação, campo magnético forte e emissões de radiação (especialmente do tipo gamma, raio-x e ondas de rádio, ou seja, pulsares emitem sons específicos em relação aos seus pulsos! Veja alguns sons de pulsares neste site: http://www.jb.man.ac.uk/~pulsar/Education/Sounds/sounds.html).


Os campos elétrico e magnético de um pulsar são tão intensos que se o nosso planeta estivesse perto de uma estrela dessa categoria, a vida no planeta seria dificultada devido a presença de um campo magnético tão extremo.

Os pulsares se dividem em 3 categorias:
Pulsares "movidas por adição" (accretion-powered pulsar): alguns pulsares utilizam a energia potencial gravitacional de estrelas próximas, ou seja, utilizando a massa de estrelas, para que esta lhe dê impulso, aumentando a sua velocidade angular (veja imagem abaixo):



Pulsares "movidas por rotação" (rotation-powered pulsar): categoria mais simples de pulsares. A própria energia rotacional do pulsar o alimenta e garante energia (veja imagem abaixo):


Magnetars: são pulsares cujo campo magnético é monstruoso, e é deste campo que provém a energia que a estrela utiliza.





Os quasares são galáxias que possuem em seu centro um super buraco negro que "vomita" matéria transformada em energia a altíssimas velocidades (isso ocorre apenas em buracos negros gigantes que possuem força suficiente para desfragmentar a matéria e expelí-la na forma de partículas de seu centro). São os astros que emitem mais luz em todo o universo. Acredita-se que no início do universo, este tipo de galáxia era muito comum devido a grande presença de matéria. Quando a disponibilidade de matéria em volta do buraco negro se esgota, o quasar se torna inativo, restando ou pequenas galáxias ou buracos negros maciços. Esses astros estão intimamente relacionados com a formação do universo e a dispersão de matéria. Os únicos quasares conhecidos estão a bilhões de anos luz da via láctea.




2 comentários:

  1. Adorei as informações! Adicionaram um pouco mais de conhecimento interessante à minha pessoa!

    ResponderExcluir